Eletrocócleografia (Echog)


     A eletrocócleografia é exame que usa técnicas eletrofisiolígicas para avalia o funcionamento e os potenciais endococleares, ou seja estudar o impulso nervoso gerado pela estimulação da cóclea pelo som (parte da orelha interna, responsável por transforma a energia sonora em impulso bioelétrico para ser transportado pelos nervos).

    Neste exames são colocados eletrodos fixado a pele do paciente e outro eletrono dento do ouvido.  Na clinica CEO usamos um tipo de eletrodo chamado de eletrodo timpânico, pois fica encostado na membrana timpânica. Após a colocação dos eletrodos coloca-se um fone de ouvido no paciente para que seja  realizado a estimulação  sonora.

     A utilidade deste exame é ajudar no diagnóstico da Hydropsia endolinfática, situação que ocorre na doença / síndrome de Meniérè, bem como para avaliar a evolução e prognóstico desta doença.


A doença / síndrome de Meniérè é uma das causas  mais comuns de tontura e geralmente caracteriza-se pela presença da tríade de sintomas descritas por Meniérè, que são tonturas (geralmente tipo vertigem), perda de audição flutuante e zumbido.